domingo, novembro 30, 2008

 

O Natal da Minha Biblioteca - 1


"... Entre Enganim e Cesareia, num casebre desgarrado, sumido na prega de um cerro, vivia a esse tempo uma viúva, mais desgraçada mulher que todas as mulheres de Israel. O seu filhinho único, todo aleijado, passara do magro peito a que ela o criara para os farrapos da enxerga apodrecida, onde jazera, sete anos passados, mirrando e gemendo. Também a ela a doença a engelhara dentro dos trapos nunca mudados, mais escura e torcida que uma cepa arrancada. E, sobre ambos, espessamente a miséria cresceu como o bolor sobre cacos perdidos num ermo. Até na lâmpada de barro secara há muito o azeite. Dentro da arca pintada não restava grão ou côdea. No Estio, sem pasto, a cabra morrera. Depois, no quinteiro, secara a figueira. Tão longe do povoado, nunca esmola de pão ou mel entrara no portal. E só ervas apanhadas nas fendas das rochas, cozidas sem sal, nutriam aquelas criaturas de Deus na Terra Escolhida, onde até às aves maléficas sobrava o sustento!

(...) A criança, com duas longas lágrimas na face magrinha, murmurou:
- Ó mãe! Jesus ama todos os pequenos. E eu ainda tão pequeno, e com um mal tão pesado, e que tanto queria sarar!
E a mãe, em soluços:
- Oh meu filho, como te posso deixar? Longas são as estradas da Galileia, e curta a piedade dos homens. Tão rota, tão trôpega, tão triste, até os cães me ladrariam da porta dos casais. Ninguém atenderia o meu recado, e me apontaria a morada do doce rabi. Oh filho! Talvez Jesus morresse... Nem mesmo os ricos e os fortes o encontraram. O Céu o trouxe, o Céu o levou. E com ele para sempre morreu a esperança dos tristes.
De entre os negros trapos, erguendo as suas pobres mãozinhas que tremiam, a criança murmurou:
- Mãe, eu queria ver Jesus...
E logo, abrindo devagar a porta e sorrindo, Jesus disse à criança:
- Aqui estou."

(De "O Suave Milagre", de Eça de Queirós, 1845 -1900).


quinta-feira, novembro 27, 2008

 

Temas de Braga -19


"Suspenda-se!"- Suspenda-se a avaliação dos professores, nas escolas; suspenda-se a democracia por seis meses, no país; suspendam-se as obras do novo túnel da Avenida da Liberdade, em Braga. Todas as oposições estão ocupadas, agora, não em propor-se fazer, mas em impor desfazer.
Dos temas nacionais já muito se tem falado, mas é preciso retomar os temas de Braga: o túnel da Avenida da liberdade, em frente ao Theatro Circo - a mais bela sala de espectáculos do país! -, vai poder prosseguir porque se pode associar o desenvolvimento com a valorização da história. E mais ainda, os privados vão dar uma ajuda porque até ganham, também, em ser razoáveis.
Há vestígios valiosíssimos no subsolo das imediações do Teatro Circo e isso vai tornar "a casa" ainda maior. Preserve-se tudo, valorize-se tudo, mostre-se tudo. Exponha-se no local o que seja possível. E avance o túnel. E venha a nova praça, belíssima, que suspender é desistir.
Mas os senhores arqueólogos da Universidade do Minho já se conformam em enterrar, de novo, um edifício romano do século I, para ser estudado no futuro. Isso é, também, uma forma de suspender. Não concordo. Estude-se a forma de afundar mais o túnel no local para que as ruínas fiquem expostas sobre ele. Por mim, em matérias de desenvolvimento e de memória histórica não sou homem de meias-tintas.
Mesquita Machado tem, agora e aqui, a oportunidade sublime de provar que merece ser o presidente de todos os bracarenses num último mandato. Saiba ele conciliar as razões do cimento com as do sedimento na nossa amada cidade de Braga.



domingo, novembro 23, 2008

 

Cristo Rei


Hoje a Igreja Católica celebra a solenidade de Cristo Rei, especialmente dedicada ao apostolado dos leigos. Como faço há já longos anos neste dia, fui à celebração da missa presidida pelo arcebispo na velha Sé de Braga, na qual, no passado, renovei, anualmente, o meu "mandato" de dirigente da JOC e da LOC.
Hoje, as coisas não se passam do mesmo modo: o dia já não é o da "Acção Católica", e a ideia do "mandato" eclesiástico para que os leigos exercessem "com autoridade" a sua acção temporal está ultrapassado já que se não "toma posse" na Sé.
Mas fica-me a impressão de que os leigos vêm perdendo terreno no seio da Igreja, ao contrário do que seria de supor nos tempos actuais e do que era a tradição da "Acção Católica", já praticamente desaparecida como estrutura comum de diversos organismos de leigos. E não estou só, nesta percepção: no fim da missa solene da Sé, alguém me dizia sentenciosamente - "a Igreja são os padres, e o resto é paisagem". Eu não sou tão pessimista, mas, de facto, não encontro actualmente aquele protagonismo e autonomia dos leigos na Igreja e na sociedade, o que é absolutamente estranho, pois não havendo "mandato" os baptizados deveriam até ser mais livres e responsáveis...


quinta-feira, novembro 20, 2008

 

A Barrela


"Hoje vens muito bonito". Foi assim que me saudou, em dia já distante, uma rapariga, ao ver-me entrar numa pastelaria de Braga, onde já se encontrava.
Eu baixei os olhos para contemplar a camisola de xadrez que vestira pela manhã e, de súbito, senti-me embaraçado, e com dificuldade de reerguer a cabeça, porque senti que aquela miúda atrevida não se referia à minha indumentária mas ao meu nariz encarnado e pingoso, também ao meu respirar soluçado de forte constipação.
Mas depois andei muito tempo a pensar se a escolha daquela ironia não estava a revelar um sentimento; e isso agradava-me.
Ontem, Manuela Ferreira Leite, admitiu que seria "preciso suspender a democracia por seis meses" para arrumar "a casa" nos sectores da Educação, da Saúde e da Justiça - por causa das "corporações" -, supostamente usando o músculo do Estado. A declaração causou escândalo e Manuela mandou dizer que falara com ironia.
Agora fico a pensar se a escolha desta ironia não indicia um pensamento; e isso preocupa-me.


domingo, novembro 16, 2008

 

Temas de Braga - 18


A passagem do autocarro pelo bairro social despertara um comentário boçal acerca da sujeira daquela rua, e do conjunto dos sacos de lixo que se exibiam ao sol da manhã de Domingo, à espera de uma recolha não prevista, pelo que estava ali um depósito irregular sujeito a penalização camarária.
Um passageiro disse, são uns porcos; outro, discorria sobre necessárias politicas de inclusão social e do direito de certa minoria à educação, também do seu "grave" dever de colaborar...
Uma velha rumorejou do lado: vimos todos da parte dos macacos, lá isso é verdade, mas há gajos que andam mais devagar...

À atenção da Agere.


quarta-feira, novembro 12, 2008

 

"Andar ao Alto..."


Hoje, fui ao enterro de pessoa muito estimável, na zona do Vale do Ave.
As centenas de pessoas que tomaram parte na missa e no cortejo eram todas merecidas da excelente senhora falecida, mas, ainda assim, impressionou-me a grandiosa participação, em início de uma tarde de semana.
"Bem sabes que agora anda muita gente ao alto" - esclareceram-me -, e eu traduzo: agora está por ali muita gente desempregada, logo, disponível.


segunda-feira, novembro 10, 2008

 

Com a Devida Vénia - 2


"...Como se passa na Madeira, esse reino sem lei de Alberto João Jardim, o país já se habituou a sorrir, encolher os ombros e a seguir em frente sem perder mais tempo com o tema. (...)
A falta de capacidade de indignação mostra como todos já dão como definitivamente perdida a possibilidade de haver na Madeira qualquer coisa que se aproxime de uma normalidade democrática.
As coisas acontecem assim há décadas e vão assumindo novos patamares de desafio às leis, atropelos institucionais e insulto à inteligência dos cidadãos. (...)
Sempre foi assim e com Manuela Ferreira Leite não está a ser diferente".

Paulo Ferreira, em editorial do Público de hoje, a propósito da proibição de entrada de um deputado do PND no parlamento regional que a maioria PSD suspendera ilegalmente.


domingo, novembro 09, 2008

 

O Senhor Nogueira


Os professores estão preocupados com um problema prático e o Senhor Nogueira está a trabalhar num plano estratégico. Ele é também professor mas só vai ser avaliado no Comité Central: aquele bigodinho estalinista nunca me enganou. Ele tem os professores na mão, é absolutamente certo; e tem na palminha da dita, é confirmado, o número de telemóvel de todos eles. Para o conseguir, pediu que todos os manifestantes preenchessem a "ficha", disfarçada de "papelinho" que todos entregaram para o caso de se perderem do autocarro. E os senhores professores lá foram à escola, sem o saberem, pela mãozinha do Senhor Nogueira. Os professores estão interessados numa saída rápida para o problema. Ao Senhor Nogueira interessa o PREC das ruas para o necessário currículo que o há-de catapultar à liderança da CGTP, em substituição do autodidacta e agora Doutor, por extenso, Carvalho da Silva. Porque este sociólogo moderado já não serve os interesses do Senhor Jerónimo.
Esta luta é muito adequada e a derradeira esperança para retirar a maioria a Sócrates, daqui a um ano, porque, estando quase todos os outros sectores de assalariados, e também o exército de desempregados, com fome ou subnutrição, já não têm forças para gritar.
Assim, valham-nos os senhores professores e o seu general Nogueira para isto não cair na absoluta monotonia.


sábado, novembro 08, 2008

 

Muito Riso, Pouco Juízo


De que ri Fátima Felgueiras, após ter sido condenada à perda do mandato como Presidente da Câmara e a três anos e três meses de prisão, embora com pena suspensa, por peculato de uso, contratos fictícios e financiamento partidário fraudulento?
Se fosse comigo enfiava na cabeça um "saco azul".

 

Com Professores e Com Governo


Vai cair, hoje, por ordem das ruas, "este" Processo de Avaliação dos Professores?
Penso que já não é mais possível à senhora ministra e ao governo ignorarem esta voz inabalável de protesto que vai ecoar pelas praças e avenidas de Lisboa, a menos que tal estrondo os ensurdeça de vez.
Dito isto, estou persuadido de que não temos alternativa nem aos professores nem ao governo.
Comecemos de novo, com paciência e sem conformismo.


quinta-feira, novembro 06, 2008

 

Voz do Trabalho


Acabo de receber o número de Novembro/Dezembro do Jornal Voz do Trabalho, órgão da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, e devo registar a sua elevada qualidade, bem como oportunidade editorial.
Fátima Almeida, a directora desta interessante publicação, assina o texto introdutório onde aborda a actual crise financeira internacional, afirmando que "esta situação foi provocada pala ganância de alguns gestores, que se fizeram pagar com salários e prémios exorbitantes sem resultados justificativos" quando "o que se lhes pedia era competência e ética no seu trabalho profissional, não a angariação de fortunas pessoais na gestão do dinheiro alheio sem desenvolvimento produtivo e industrial".
Continuando o seu editorial, Fátima Almeida, que é, também, presidente nacional da LOC/MTC, acrescenta: "A nossa responsabilidade também é questionada porque, quantas vezes, somos chamados a dar a nossa opinião, o nosso contributo, o voto em actos eleitorais mas ficamos comodamente a usufruir dos bens e benefícios que já temos, conseguidos com o trabalho e conquistas de outros que que nos antecederam e deram muitas vezes até a própria vida em benefício do bem comum".
Por fim, a editorialista, afirmando a sua fé cristã, apela: "Não basta sabermos interpretar a Bíblia e o Ensino Social da Igreja, é imperioso dar testemunho de serviço, de desprendimento, de solidariedade e de luta a partir destes princípios".
Voz do Trabalho: uma publicação a considerar.


quarta-feira, novembro 05, 2008

 

de uma só linha - 27


Ganhou Obama e o gigantismo da 'América' também está neste facto.


segunda-feira, novembro 03, 2008

 

Provas em Contrário


Um dirigente da extrema direita portuguesa, que combate a imigração - legal, trabalhadora, integrada e pagadora de impostos no nosso país -, vai, segundo a imprensa, responder em tribunal por apoio à imigração ilegal que fornece as suas quatro casas de prostituição na Grande Lisboa.
Já tinha lido, há anos, uma entrevista a Le Pen (o líder chauvinista francês) em que este apresentava, como prova de não ser racista, o seu criado "preto".
Cada um apresenta os álibis que pode.


domingo, novembro 02, 2008

 

Fieis Defuntos


Que paz naquela pedra fria...!
E eu com medo: é já sol-posto...
Há pó suspenso! (despreza a ventania...)
Está um morto a beijar-me o rosto!...

fernando castro martins


sábado, novembro 01, 2008

 

Ladaínha Para o Dia de Todos-os-Santos


hoje é dia
dos santos rejeitados:
(dos que não têm dia)

- dos imaculados
obreiros despedidos
de um reino inconveniente;

- dos puros
ateus litigantes
com deuses disparatados;

- dos veneráveis
injustamente excomungados
e desconhecidos;

- dos canonizados
por um povo de irmãos
a quem dão a vida;

- dos bem-aventurados
cimento e andaimes
da construção da justiça;

- dos abnegados
artesãos ambulantes
de um céu inesperado;

- dos sagrados
anónimos libertadores
das almas dos pobres;

- dos invioláveis
remediados implausíveis
que não se vendem;

- dos altruístas
que ardorosos se dão
ao mandamento do amor.

fernando castro martins

This page is powered by Blogger. Isn't yours?