domingo, junho 28, 2009

 

Messias e Salvador...


Julgo que é um mau negócio para todos, esse da candidatura do Padre Salvador Cabral a presidente da Assembleia Municipal de V. N. de Famalicão, e, mais ainda, penso que esta opção vai ser entendida pelos cidadãos mais como uma jogada ou oportunismo do Partido do que por um serviço de missão do Padre.
Devo fazer já o meu duplo registo de interesses: sou católico e geralmente eleitor do Partido Socialista. Na Igreja sou militante da sua Doutrina Social; e no Partido Socialista sou simpatizante, e, quantas vezes, propagandista informal das suas políticas, mormente das suas políticas sociais. Sou leigo, e, no meu caso, não vejo qualquer incompatibilidade até de me comprometer mais. Mas com os padres é diferente. Eles bem o sabem que não é possível serem dois em um, e, por opção ou por imposição, o padre-candidato vai, muito seguramente, exercer só e apenas uma das funções: o arcebispo não permitirá o exercício do sacerdócio paroquial durante a campanha, e, se o candidato for eleito, certamente dispensará de pároco o novel presidente.
Eu sou também famalicense, nascido em Joane, e impressiona-me que o PS concelhio não tenha agora em todo o concelho nem dois militantes capazes para propor aos cargos de Presidente da Câmara e de Presidente da Assembleia Municipal. Desta vez, fruto da crise, tem de pedir emprestados dois rostos independentes. Mas há oito anos tinha até candidatos a mais e só ao cargo de presidente da autarquia apresentou dois militantes. Lembram-se? Eram eles Agostinho Fernandes e Fernando Moniz. Nessa altura, despedidos com justa causa, foram ambos para casa. Agora (traumatizados?) ficam os dois em casa.


terça-feira, junho 23, 2009

 

Graça Martins Moura, Directora.


A aplicação do novo Modelo de Gestão Escolar está a ser um sucesso, particularmente no concelho de Braga, soube-se hoje pela voz da vereadora do pelouro municipal da educação, Palmira Maciel, na sessão da tomada de posse da Directora do Agrupamento de Escolas André Soares, Graça Martins Moura.
A partir de hoje falta só dar posse a um director escolar em todo o concelho de Braga, e isto é digno de nota, dada a complexidade deste novo Modelo de Gestão, a par de várias outras mudanças legislativas e práticas introduzidas pelo actual governo do Partido Socialista.
Eu, desde a primeira hora que manifestei o meu acordo com este Modelo de Gestão, que trouxe aos Concelhos Gerais das escolas e agrupamentos - para além dos professores -, os encarregados de educação, a sociedade civil, as autarquias locais e os próprios alunos. As escolas são, agora, sem qualquer margem para dúvidas, mais democráticas, mais públicas, mais participadas, e, em consequência, mais eficientes.
A sessão de posse da nossa Directora, Dra. Graça, teve lugar no auditório do Instituto da Juventude bracarense e foi um momento festivo muito participado por quase toda a comunidade educativa do Agrupamento, tendo começado por um momento musical e terminado à roda de uma mesa de lanche partilhado.
A Directora anunciou a sua equipa a saber: a Dra. Gina, como subdirectora, a Dra. Manuela, o Dr. Abel Pinto e o Dr. Manuel. Todos conhecidos e respeitados por todos. Boa equipa. Faltam agora nomear os quatro coordenadores das quatro escolas que, com a escola principal, fazem o Agrupamento: Fujacal, S. Lázaro, Ponte Pedrinha e Carandá.

Agora já estamos todos a precisar de férias. Só mais bocadinho, tá bem?


sábado, junho 20, 2009

 

Escola, Escola, Escola...


É verdade! Tenho-me ocupado tanto, por estes dias de fim de ano lectivo, com as actividades do Agrupamento André Soares, que quase não tenho vindo aqui ao meu querido bloguinho...

Ontem colaborei na festa dos finalistas do Jardim de Infância e do 4º Ano na Escola do Fujacal e associei-me aos nove anos da Noemi, que teve não só a ousadia de ser aniversariante no dia da festa escolar, como ainda o desplante de oferecer um bolo de dezasseis quilos a toda a comunidade. Foi indescritível.
Parabéns à Noemi e a todos os finalistas.

À noite tivemos a sardinhada habitual de S. João e de fim-de-ano na escola mãe, com concurso de quadras. A propósito, a minha prestação foi assim: "Cinco meninas à roda/fazem o Agrupamento;/E uma festa desta moda/É São João cem por cento". Não fui premiado. As "cinco meninas à roda", referem-se às cinco escolas do conjunto André Soares.

Hoje tivemos a "Caminhada Contra a Indiferença" na unidade S. Lázaro, onde estão os nossos alunos portadores de deficiência. Fomos duas centenas de adultos com eles pela cidade, devidamente trajados com camisolas alusivas ao evento, para que ninguém se esqueça dos especiais deveres que todos temos com estas magníficas crianças. Foi uma iniciativa muito séria e muito festiva: as crianças, naturalmente acompanhadas, abriam o cortejo; depois seguia uma fanfarra dos escuteiros; e depois caminhávamos todos os restantes de modo descontraído. No final da caminhada, e já, de novo, nas instalações da escola, realizámos um leilão de camisolas autografadas de jogadores famosos, de bolas e outros artigos; e recolhemos umas boas massas para as causas destes meninos. Eu pude rever, com felicidade, o Diogo e a Andreia que estiveram connosco na escola do Fujacal, no ano passado, e agora estão, com muito melhores condições, na escola de S. Lázaro.
Em homenagem a todas estas crianças, registo aqui uma fotografia do Diogo - que está comigo -, por ser esta a única que tenho em arquivo.


segunda-feira, junho 08, 2009

 

Eleições Europeias em Portugal


Assinalo algumas curiosidades das eleições europeias que hoje aconteceram em Portugal:
1 - O PSD ganhou as eleições com uma grande margem sobre o segundo partido mais votado, o PS, mas, ainda assim, só recolheu um milhão e duzentos mil votos, um valor baixíssimo que está ao nível das suas mais humilhantes derrotas do passado;
2 - o PS, partido que nos governa com uma folgada maioria absoluta recolheu uns míseros novecentos e cinquenta mil votos;
3 - Os votos brancos recolhidos são tantos como toda a população do concelho de Braga, 165.000, havendo ainda 71.000 votos nulos, número este igual às populações reunidas dos concelhos de Vila Verde e Póvoa de Lanhoso. Estes votos todos já mereciam uma cadeira vazia no parlamento europeu, com uma poupança de milhares de euros mensais e uma reflexão com milhares de perguntas;
4 - A esquerda do PS ultrapassou os 20% de votos e o Bloco de Esquerda ultrapassou o PCP em votos e em mandatos, factos históricos a anunciar perspectivas e dificuldades;
5 - Os oito pequenos partidos reuniram em conjunto cinco por cento dos votos, sendo que os dois partidos estreantes somaram 2% dos sufrágios. Faz, assim, sentido perguntar sobre o papel e os custos deste conjunto de partidos, podendo haver necessidade de enquadramentos legais mais precisos para os mesmos. A propósito: o que é feito do partido Nova Democracia?
6 - Dos pequenos gosto do MEP, do MPT e do PH: os partidos da Esperança, da Terra e do Humanismo. Se eles se juntassem num novo bloco seriam mais viáveis e eu aderia...


sábado, junho 06, 2009

 

Flache da Semana - 21



"Da Política", foi este o título e o assunto do sarau cultural da ESAS, Escola Alberto Sampaio, aqui em Braga, ontem, só por coincidência no dia do encerramento da campanha para as europeias.

Foi mais uma festa-espectáculo excelente, ao nível daquela instituição, e onde os temas histórico-políticos, a didáctica da cidadania e a prática do direito-dever pessoal e social estiveram presentes do princípio ao fim, a garantir que se há jovens despolitizados esses não são seguramente alunos da Alberto Sampaio, em Braga, Portugal, União Europeia e Mundo Global.

Não houve lugar para todos no auditório do Parque de Exposição de Braga, mas este feliz espectador, que aqui vedes, garante-vos que é de oh! aquela ginástica acrobática e artística e admirável o trabalho de todos os operários do ser e do saber daquela escola.

Parabéns à directora da notabilíssima casa, Manuela Gomes, à sua equipa e àquela comunidade educativa.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?