domingo, outubro 25, 2009

 

Saramago e... Ser amargo.


Não acho má a presente polémica ao redor do livro Caim, de Saramago.
Eu sou crente, apurei o meu humanismo a partir da fé e da militância enquanto católico, está visto que não sou tão pessimista quanto o escritor Nobel, acerca da Bíblia e da acção da Igreja.
Mas acho que Deus também pode falar-me até através das palavras de José Saramago, porque o Espírito Santo sopra onde quer e como quer, como costumamos dizer, em comunidade.
Deste autor, li, todo, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e, também, de forma completa, A Viagem do Elefante. Não cheguei ao fim do Memorial nem da Jangada. Nos outros ainda não arranquei. Vou ler Caim? Decerto. Não acho o autor globalmente mau, sendo que o considero pontualmente genial e às vezes uma seca. Vale a pena, assim, tê-lo como um dos nossos homens das letras, bem como as suas picardias no nosso comodismo.
Mas também gosto da Bíblia enquanto biblioteca de boa literatura. Há pouco tive a rara oportunidade de ouvir dizer as cartas de S. Paulo por actores profissionais, entre os quais havia ateus e agnósticos, aqui em Braga, e vou-vos dizer: são obras magistrais, que eu, apesar de as possuir há décadas e as ouvir frequentemente nas missas, ainda não as tinha descoberto completamente.
Assim, hoje, apetece-me aconselhar a leitura completa de duas bibliotecas: A Bíblia Sagrada e a Bíblia Saramaguiana. Coloco esta segunda também com maiúsculas para evitar quaisquer discriminações.
Mas há outros livros que vêm a propósito. Um deles é Valores, de Francesco Alberoni, publicado em Portugal pela Bertrand Editora. A certo passo, diz assim:

"... Nós somos os filhos de quem se demonstrou capaz de sobreviver. Quem se comportou de outra forma não pode falar. Os seus descendentes não chegaram a nascer. Os pobres de espírito, os mansos, os bons, os puros de coração, aqueles que não defendem de unhas e dentes o seu território e a sua prole, combatendo o inimigo, que não disseminam os próprios genes a todo o custo, esses estão em desvantagem na luta pela vida e não deixarão descendentes.
Apenas sobrevivem os filhos de Caim".

Enfim: há muitas outras abordagens da figura de Caim, e também este tratado de sociologia precisou de ir beber à fonte bíblica.
Vêem como a Bíblia é, também, um incomensurável depósito de cultura e tem uma utilidade que chega a transcender a sua própria transcendência?
Obrigado José Saramago e demais polemistas.


sábado, outubro 17, 2009

 

Baralhar e Dar de Novo


Pronto! Lá se foram as eleições, e há que dar posse aos governos central e locais, sendo preciso arregaçar as mangas já a partir desta semana. O Partido Socialista foi o que mais venceu, quando todos venceram um pouco. Excepto os pequeninos partidos, dos quais lamento não ter sobressaído o partido da esperança, o MEP. O governo da República vai ser mais dialogado, por acaso e por necessidade. O PSD não será uma oposição à altura, para já, dado que, por ali, todos andam a morder-se como gatos dentro de um saco. As causas fracturantes avançarão desde já. E serão aprovadas. A avaliação dos professores será suspensa e ninguém terá uma alternativa tão válida quão necessária. O diálogo será sempre um pau de dois bicos, umas vezes sim, outras vezes, sopas. O país não pode parar. Mas será mais lento, e por vezes empatado.
Pela nossa terra de Braga, há maioria absoluta para governar a cidade, mas faltam os bons contributos das esquerdas no executivo: nem o Bloco lá entrou, nem a voz qualitativa da CDU pôde regressar. Mesquita Machado, um excelente presidente, está, e muito bem, em fim da viagem, porque o limite de mandatos é um bem imprescindível. É correcto que faça os quatro anos, e que ninguém o substitua pela porta do cavalo, pois a democracia também não é isso. Há oposição com qualidade na Câmara e a partir das freguesias. Firmino Marques, da maior freguesia do Concelho, e também do Distrito, S. Víctor, é um Senhor. Sou eleitor desta freguesia mas não eleitor seu. Mas reconhecer é necessário.


domingo, outubro 04, 2009

 

Com a Devida Vénia - 15


"Braga é fantástico. Às vezes, fica-se com a impressão que é Braga que deveria mandar neste país. Veio do Sporting de Braga o treinador que está a salvar o Benfica. Mas, mesmo sem esse treinador, o Sporting de Braga está em primeiro lugar. Acho que o Sporting de Braga é o único clube de que todos os portugueses gostam secretamente. Os benfiquistas acham que eles são do Benfica; os do Sporting apontam para o nome e os portistas, por muito que lhes custe, são nortenhos e não se pode ser nortenho sem gostar de Braga".

Miguel Esteves Cardoso, in revista J do jornal O Jogo, de ontem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?