segunda-feira, janeiro 25, 2010

 

Que Feliz Aniversário!


Lembras-te, mulher, daquele dia?
O mar beijava a serra e
nós dávamos as mãos,
unindo-nos já no Matrimónio
que havia de acontecer
formalmente
a 25-01-1981.
Perfazemos, hoje,
só 29 anos de casados.
Ainda não é nada,
mas vida continua...
Que fixe é comemorarmos
este dia com os nossos três
rebentos ao pé de nós...
Mais um beijinho para ti.


sábado, janeiro 16, 2010

 

Empresários de Deus


Nos últimos três dias, todos se mostraram de acordo, em Braga, no Congresso Internacional sobre o Presbítero, de que o padre não deve ser o patrão das comunidades cristãs a que espiritualmente preside, nem o "manager" ou o gestor administrativo de infantários ou de lares de velhinhos, nem sequer o gestor organizacional, o administrador de finanças, o empreiteiro de obras.
À parte a curiosa legitimidade do exercício, pelos padres, daquelas tarefas práticas de que parecem gostar e nessa expectativa foram ordenados; esses trabalhos pertencem aos leigos, os padres são chamados à orientação espiritual das comunidades, e assim parecia o consenso e a conclusão do congresso.
Mas não nos iludamos: o que se discutia era apenas a delegação, mais ou menos explícita que o padre, ou pároco, deve atribuir aos seus "subordinados" da "comunidade" cristã. À primeira dúvida ou às primeiras expressões da pluralidade dos filhos de Deus, quem não ouviu já o padre dizer, com os punhos soando na mesa: "quem manda aqui sou eu"? De facto é também ele quem manda, só ele, em todos aqueles negócios mundanos, mais ou menos sócio-caritativo-empresariais em que estão atarefadas as paróquias e as instituições eclesiásticas, assim o garante o Direito Canónico.
É verdade também - eu o vi e senti! - que há alguns leigos a gerir instituições da Igreja, que, devo dizer-vos: é de fugir!
Conclusão: ao congresso das palavras, suceda-se o concurso das práticas; e adeqúe-se o canónico Direito aquele discurso directo.


sábado, janeiro 02, 2010

 

Défice Eclesiástico na Madeira?


Estou aqui no computador, e, ali ao lado, na RTP1, o Pe Jardim Moreira está a falar da pobreza no país. Diz ele, a páginas tantas que, na ilha da Madeira, um padre acaba de ser penalizado com uma transferência de pároco da Sé para o Machico por ter denunciado, no altar, a pobreza na cidade.
Dada a idoneidade do declarante, eu não ouso, nem um bocadinho, duvidar do que diz. Pelo que devo então perguntar daqui ao bispo madeirense: então, Sr. Bispo António Carrilho, por essas bandas ainda se está no tempo daquela outra senhora, em que o Salazar obrigou Cerejeira a despedir o padre Abel Varzim? Olhe que isso foi em 1948...


sexta-feira, janeiro 01, 2010

 

Homens Indesejados 2009


É trágico: do balanço das perdas humanas em 2009, sobressai o assassínio de 76 jornalistas e de 37 missionários cristãos. Estes homens estavam em missões em vários países em busca da verdade e da ética - são essas, respectivamente as suas divisas! -, e em paz, ou em missão de paz, desenvolviam o seu trabalho. Mas estes valores, que deveriam ser do interesse de todos, são, como se vê, perigosíssimos para muita gente.
Este balanço arrepiante é, quanto a missionários, o mais alto dos últimos dez anos, assim o afirma o Vaticano; e, no que toca a jornalistas, esta é a mais negra estatística das duas últimas décadas, assim o contabiliza a Organização não Governamental Repórteres sem Fronteiras.
Fico muito consternado com estes números. É verdade que houve incontáveis vítimas em 2009, em criminosas guerras e perseguições. Mas que será de nós se, a este ritmo, perdermos as testemunhas, os agentes da concórdia ou os simples mensageiros?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?