domingo, fevereiro 28, 2010

 

de uma só linha - 31

As coisas são como são! As coisas são comoção!


domingo, fevereiro 21, 2010

 

Presidenciais: Pela Liberdade de Voto.



E se os três principais partidos de esquerda apoiassem, em conjunto, três candidatos à Presidência? Julgo que esta ideia não seria tola. Para isso falta só encontrar o terceiro candidato, a juntar aos dois que já estão no terreno, a saber: Alegre e Nobre. Deveria ser no espaço do Partido Comunista a descoberta de um terceiro candidato independente. Porque o PS e o Bloco já se poderão rever, embora só parcialmente, nos dois rostos conhecidos. Então, falta um candidato que possa ser aceite pelo PC e reconhecido pelos outros dois partidos. Ora, se nestas condições as esquerdas vão plurais e livres para a campanha, numa eventual segunda volta eleitoral todos estarão igualmente livres mas unidos, à volta do melhor candidato. E ganharão certamente. Isto libertar-nos-ia das opções egoístas das esquerdas nas últimas eleições, em que dois partidos candidataram os seus próprios líderes só para marcar o seu terreno; e um outro apareceu com dois candidatos, retalhando o seu espaço.
A haver, deste modo, três candidatos no espaço de três partidos, com liberdade de voto e de campanha para todos, então poderíamos concluir que os partidos respeitam a inteligência dos cidadãos. E estaríamos na estratégia certa.


sábado, fevereiro 20, 2010

 

Os Livros Desta Minha Semana - 2


Nesta semana de Carnaval permiti-me ler dois livros 'heréticos', a saber: a Relíquia, de Eça; e Caim, de Saramago. O primeiro volume tinha-o eu na estante há décadas e era uma das poucas obras deste autor que ainda não me tinham tentado; o segundo chegou aqui a casa há poucos dias, oferecido por pessoa amiga.
Pareceu-me adequado ler estes dois livros de assentada, até por razões comparativas, dado tratarem ambos, a seu modo, com ironia e chacota, o tema judaico-cristão; e terem como autores duas das mais notórias referências da literatura nacional.
Resultado: a Relíquia é uma grande obra que interpela ainda, cento e muitos anos depois de ser escrito, este modesto católico; Caim, é um livro pobre e banal, sem rasgo e sem encanto.


quarta-feira, fevereiro 17, 2010

 

Fernando, o Nobre








Fernando Nobre, presidente da AMI, candidata-se à Presidência de República nas próximas eleições. Estou com ele, irei para a rua uma segunda vez em campanha presidencial. A primeira vez que me comprometi foi com Maria de Lurdes Pintasilgo, em 1985, um projecto muito lindo, muito criativo, uma incrível corrida de cidadania e de esperança. Encontro a mesma utopia em Fernando Nobre. Estarei lá.


domingo, fevereiro 14, 2010

 

de uma só linha - 30


Um conflito de gerações é uma disputa entre o que ainda não há e o que já não há.


sábado, fevereiro 13, 2010

 

O Livro Desta Minha Semana - 1


Estou a ler o livro "Colóquios Nocturnos em Jerusalém" do jubilado cardeal Martini e fiquei fascinado quando, a páginas tantas, ele refere que o mandamento "amarás o teu próximo como a ti mesmo" não é bem assim, ele é ainda maior, conforme está no original hebraico, que diz: "amarás o teu próximo, pois ele é como tu".
Gostei desta correcção do meu irmão Martini, pois amar os outros como a nós próprios, ainda assim, pode ser amar de cima para baixo, perdoe-se-me a expressão. De resto, amores há muitos e só a igualdade nos libertará também das traduções que, suponho agora, terão sido encomendadas para justificar várias formas de dominação.

Aconselho vivamente este livro, muito fácil e muito profundo, organizado em forma de perguntas e respostas.
É da Gráfica de Coimbra.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?