sábado, maio 29, 2010

 

As Bocas da Fome e do Protesto


Hoje, o Banco Alimentar Contra a Fome está na sua habitual acção de caridade, junto dos supermercados de todo o país; e a CGTP, em manifestação de luta, em Lisboa, pela justiça social.
O Banco alimenta diariamente 175.000 pessoas esfomeadas, e até alimenta, involuntariamente, a própria situação de fome. A Central Sindical põe as bocas da fome de dignidade humana, de salário, de equidade, a gritar, muito justamente, contra o estúpido modelo de desenvolvimento onde estamos metidos
A boa notícia de hoje é que um português vai treinar o Real Madrid por um vencimento diário de 28000 euros. Nem tudo é mau...


sexta-feira, maio 28, 2010

 

de uma só linha - 34

A actual mistura Sócrates e Passos é uma estranha argamassa para construir o futuro.


domingo, maio 23, 2010

 

Da Arte de Feriar Pouco e Bem!


Reduzir ou transferir os feriados nacionais, civis e religiosos, de modo a aumentar a produtividade do país e combater a crise é um tema que volta agora à actualidade, com a proposta, nesse sentido, que as deputadas humanistas Teresa Venda e Maria de Rosário Carneiro esta semana levaram à Assembleia da República.
O projecto merece polémica, porque pretende eliminar o feriado da República, a 5 de Outubro, num ano em que se comemora o centenário desta revolução; e assim se manifestou já a associação República e Laicidade.
Eu concordo com a abolição do 5 de Outubro e do 1 de Dezembro, datas estas que me parecem poder ser muito bem representadas nos feriados do 25 de Abril, e do 10 de Junho. E isto será possível se, em lugar de os feriados serem entendidos como meros dias de descanso, cujo significado os mais jovens desconhecem; passarem a ser dias de mais investimento pedagógico e de comemorações de adequada dimensão nacional.
Quanto ao feriado do Carnaval, este não merece, a meu ver, dignidade nacional, sendo que podia muito bem ser adoptado como feriado municipal por aquelas cidades onde as tradições o justifiquem.
Na lista de feriados religiosos a redução poderia ser proporcional, sendo que também estes são de valor desigual e, uma vez consultada a Igreja, seriam possíveis as opções justas.
Abaixo os tabus e os saudosismos; acima os grandes valores e a memória histórica.


quarta-feira, maio 12, 2010

 

Com a Devida Vénia - 18


"Tenho o azar na vida de ser ateu, de não conseguir encontrar motivo para adorar um qualquer criador do universo. Esta é uma declaração prévia de interesses.
(...) Vejo, perplexo, vários artigos de opinião a criticar as autoridades. A crítica mais recorrente tem a ver com a tolerância de ponto...
A estrada mais próxima da minha casa é caminho de peregrinos a Fátima. É impressionante o desfile de milhares, mesmo muitos milhares de pessoas, a pé, a cumprir o para mim incompreensível sacrifício de não sei que promessa. Serão todas estúpidas? Serão todas ignorantes? Serão gente que o Estado deve desprezar?
(...) Deve o Estado impedir, na prática, que esta população possa, se quiser, ir ver o Papa?
(...) Não consigo compreender que um Estado se comporte como se os sentimentos dos seus cidadãos, por muito contraditórios que sejam, não existissem.
Achar ser dever do Estado não dar tolerância de ponto nestes dias de visita do Papa é... um sinal de intolerância.
(...) E toda a intolerância é intolerável".

Pedro Tadeu, jornalista, Diário de Notícias, 11 de Maio de 2010


sábado, maio 01, 2010

 

Um Primeiro de Maio Que Fala Por Si...


No pico da crise, esta semana uniu o Governo e o presuntivo Governo, nos gabinetes; e separou os laboriosos governados, nas ruas.
Ao pragmatismo de quem manda, opõe-se a liderança umbiguista de quem obedece. Digo: de quem padece...!
PS e PSD, uma só luta!; CGTP e UGT, cada um por si labuta!
Uns saem-se bem na sua entrega; outros na sua refrega! Enquanto a gente escorrega...
Nem pergunto que gente é esta; que hoje é dia de festa!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?