domingo, fevereiro 18, 2007

 

"A Filha Rebelde"

- Sugestão de Leitura -
A propósito da expectativa sobre se Fidel morre já ou mais logo à tardinha e se o seu regime lhe sobrevive, num continente onde se reinventam novos socialismos, numa procura compreensível mas utópica de contraditar a ignomínia das desigualdades crescentes e das pobrezas mais horrendas; talvez valha a pena aproveitar estas férias de Carnaval e de Páscoa para ler este excelente livro e fazer uma reflexão acerca de ideologias, regimes, sonhos colectivos e tragédias individuais.
Este livro é um romance verdadeiro onde os seus autores, José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz não precisaram de enredar nada para darem à estampa uma das mais surpreendentes e fascinantes histórias das últimas décadas.
A personagem central do texto é a única filha do chefe da polícia política de Salazar que foge ao seu marido e abandona a sua boa vida para se colocar às ordens de Che Guevara e de Fidel Castro , tornando-se numa dedicada e fervorosa comunista ao serviço da revolução cubana. Adivinhe-se então a trama da obra, as implicações políticas ao mais alto nível nos dois Estados envolvidos, os dramas pessoais, a arte necessária para lidar com tão delicada situação.
É um livro sério, bem escrito, documentado, fidedigno, histórico, trágico, inquietante.
Por mim, um grande obrigado à minha amiga, jornalista Emília Monteiro, que me ofereceu esta obra avassaladora; por vós, uma sugestão: Leiam este óptimo livro.
Temas e Debates - Actividades Editoriais, Lda 5ª edição, Março 2004

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?