sexta-feira, abril 27, 2007

 

Abel Varzim (29/4/1902 - 20/8/1964)

- Sugestão de Leitura -
A propósito da passagem dos 105 anos do nascimento desta eminente personagem (ocorre no Domingo próximo) aconselhamos um belíssimo livrinho de 100 páginas em que este autor, fazendo jus à sua dupla formação de sacerdote e de sociólogo, escreve uma incómoda e impelente reflexão sobre a realidade da prostituição em Lisboa, momentos após ter observado a passagem da tradicional e católica Procissão dos Passos.
Diz Abel Varzim: " Não gostei da procissão! (...) A Procissão dos Passos é de todos os dias mas não tem andores, nem música, nem anjinhos. Tem dores, angústias, desesperos, lágrimas, lamentos, e chagas. São os ódios de raças, as lutas fratricidas, os colonialismos, os campos de concentração, a opressão das consciências, as limitações da personalidade e da liberdade humanas, a fome, o desemprego, os bairros de lata, os acidentes de trabalho e de estrada, as prepotências e desmandos do capital, a exploração de menores, a escravatura da mulher, os compadrios, as injustiças, os egoísmos (...) Tudo isto flagela, dilacera, crucifica o Corpo de Cristo, como nunca talvez na História da Humanidade".
Faça uma homenagem a si próprio/a lendo e meditando este livro sublime que Abel Varzim sentir-se-á muito feliz nos seus 105 anos.
Procissão dos Passos - Editora Multinova- colecção Palavra e Testemunho

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?