terça-feira, julho 29, 2008

 

Arcebispo Ortiga

O Diário do Minho informa hoje, em título, que o "Cardeal Martino vai encerrar o I Congresso de Pastoral Social". O Diário do Minho diz Cardeal Martino como costuma dizer Arcebispo D. Jorge Ortiga. Um tem Dom e outro não.
Lembro-me das últimas Semanas Sociais Portuguesas, que decorreram em Braga de 9 a 13 de Março de 2006, onde tive o gosto de estar presente.
Estavam ali quase todos os senhores bispos portugueses e também personalidades da mais fina flor da economia, da política, das universidades. Estavam também ali duas notáveis personalidades estrangeiras: Jacqes Delors, antigo presidente da Comissão Europeia e o já referido Cardeal Martino.
Todos ali se referiam aos senhores bispos portugueses dizendo "dom"; e a sua eminência que ali, de algum modo, representava o Vaticano, apenas pela dignidade eclesiástica e pelo nome: "o Cardeal Martino".
No estrangeiro já se guardou, há muito, o dom para os momentos solenes e nem por aqui se consegue pôr este dê-pontinho onde ele já não está, como se vê no mencionado título jornalístico.
Assim, talvez fosse bom deixar cair também por aqui o dom desnecessário, devagarinho, sem estrondo, embora reconheça que, ao fazermo-lo, parece que estamos a tirar alguma coisinha aos nossos senhores bispos.





Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?