terça-feira, julho 22, 2008

 

Temas de Braga -1

No Domingo passado, um rapaz de dez anos ficou uma temporada espetado numa lança de um portão, em Nogueira, antes que fosse chamado o 112 e este chegasse. O menino disse, depois, que queria encurtar caminho para casa, e, por essa razão, tinha decidido atravessar aquela propriedade privada.
Foi levado ao hospital com a lança atravessada numa perna, pois tinha esta sido destacado do portão com uma serra para que não fosse o rapaz mais ferido ainda ao proceder-se de outro modo.
A notícia suscita-me alguma reflexão, pois verifico que abundam por aí este género de portões, de todo desaconselháveis: não evitam os assaltos dos verdadeiros salteadores - que não caem em tão ridículas ratoeiras - e são um enorme perigo para as crianças.
Ademais, eu vejo por aí modelos de cancelas que têm uns travessões a sugerir uma escadinha - como se estivessem a dizer podes subir meu menino -, e depois têm apontadas ao céu aquelas fatídicas lanças do diabo. Parece que os proprietários destas incríveis cortinas de ferro estão a incentivar o erro para que depois possam aplicar a lição do castigo.
Julgo que é precisa mais inteligência: dos senhores proprietários desses portões; dos senhores arquitectos; e dos senhores serralheiros. Porque, se todos lhes pedimos obras belas, exigimos-lhes que as não façam criminosas.
Se o rapaz morresse, ia haver ali pano para mangas na justiça, e, ainda assim, não sei se não haverá.





Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?