segunda-feira, julho 14, 2008

 

O Problema Social

Chegam-nos ecos dos terríveis confrontos que ocorrerem na Sexta-Feira passada no bairro social da Quinta das Fontes, em Loures.
Aqui em Braga não se têm verificado, felizmente, tão graves situações, mas é preciso estarem as autoridades atentas e actuantes.
Por aqui há um incontável excesso de habitações (20 mil? 30 mil?), que põe problemas à economia local mas tem ajudado, parcialmente, a alterar o tecido social da cidade.
Já há, por aqui, muitas famílias ciganas integradas na malha urbana, com casa própria ou arrendada, o mesmo acontecendo com outras minorias. É um sinal de esperança, embora não estejam totalmente ausentes fricções e conflitos.
Já por aqui se deixaram de construir bairros sociais, o que é louvável. Mas tenho observado um facto: do mesmo modo que algumas famílias se têm deslocado dos bairros sociais, e suas periferias, para zonas menos estigmatizadas, outros, que aqui moravam, têm saído para zonas mais chiques ou para as aldeias. Trata-se, talvez, de um fenómeno de ascensão social mas mais parece que estão alguns pobres a caminhar para a civilização enquanto outros, mais remediados, lhes fogem. Digamos que há como que uma evolução da guetização para a estratificação mas esta está muito longe da inclusão necessária porque ela faz doer.
O desafio para cada um, se queremos um mundo melhor, é não andarmos a fugir uns dos outros; e para os poderes públicos é o de inventarem políticas e incentivos que promovam uma melhor coesão-inclusão social.





Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?