terça-feira, agosto 12, 2008

 

Temas de Braga - 4


"Este é o Sonho"- diz o inquieto grupo de "Mulheres em Movimento" que, em Mire de Tibães, está a atear uma incrível revolução de solidariedade.
São voluntárias, começam por pagar do seu próprio bolso as despesas do trabalho gratuito que fazem, mexem-se como Marias da Fonte dos nossos dias. São dúzia e meia. Nada muito, mas com muita obra já realizada. Elas são assim: estão ainda a "sonhar" e já ninguém segura nelas.
O empreendimento começou há sete anos. Era preciso apoiar os idosos e nunca ninguém, por ali, tinha agido como deve ser.
Elas - as mulheres do povo - são, já o sabemos, peritas nos afectos e na prática da justiça para todos: ali, está um esplêndido testemunho.
A obra deve-se a elas, mas, dada a dimensão adquirida, aquela é, hoje, propriedade da paróquia de Mire de Tibães. Com apoio do Estado. Mas será de imprescindível justiça que elas continuem a ser as líderes, as gestoras. Porque, já sabemos: na Igreja, por muito poucos padres que haja, estes têm de mandar em tudo. Assim o permite o Direito Canónico e assim eles gostam.
Porém, do actual pároco de Tibães espera-se o melhor discernimento dado que se trata de um jovem padre altamente inteligente, sensato e com formação adequada aos dias de hoje.





Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?