segunda-feira, agosto 18, 2008

 

Temas de Braga - 5


Um dos mais impressionantes monumentos da arte barroca portuguesa, o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, aqui ao lado de Braga, é hoje propriedade do Estado, depois de ter passado por mãos de particulares, que o deixaram parcialmente em ruínas.
Este convento está a ser submetido a um longo e minucioso processo de investigação arqueológica, inventariação e restauro; mas pode-se já desfrutar das partes recuperadas e conhecer, mais em pormenor, o que foi e o que pode vir a ser este esplêndido espaço monumental.
Entre os vários usos previstos para o seu extenso edifício vai ser ali instalada uma pequena comunidade religiosa que prestará serviços de restauração e alojamento aos visitantes.
Parece-me bem esta opção. Há por aí imensos edifícios históricos cuja vida se resume a recordações; e outros há que se transformaram em pousadas para usufruto exclusivo das classes ricas que podem pagar chorudos preços. Aqueles são essenciais e estes são necessários. Mas manter nos monumentos históricos alguns dos seus usos tradicionais e culturais é ainda melhor. E permitir um acesso democrático a todas as classes sociais é excelente. Parece que viram bem o problema. Por mim dou nota positiva aos senhores responsáveis.
(Ver:http://mosteirodetibaes.org)





Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?