quinta-feira, setembro 04, 2008

 

Temas de Braga - 10


"A Câmara Municipal de Braga acaba de anunciar o arranque das obras do prolongamento do túnel da Avenida da Liberdade para a próxima segunda-feira, dia 8" - diz o Diário do Minho -, que acrescenta que a edilidade "não faz qualquer referência à realização de escavações arqueológicas prévias, como havia garantido e como impõe o Ministério da Cultura".
Adivinha-se que o poder socialista da câmara tenha pressa; e imaginam-se, também, as razões dessa urgência. Sabe-se como a hiperactividade é amiga dos votos; como se conhece que a acção dos buldozeres hostiliza a cultura. Aja com discernimento, Sr Presidente, que os partidários das nossas raízes também vão às urnas.
Devo também registar que o eminente arqueólogo da Universidade do Minho, Francisco Sande Lemos, prefere que nada se faça, com medo dos estragos, e diz que "a obra é inútil". Não estou de acordo. Vejamos como alguns melhoramentos na cidade têm ajudado a encontrar o nosso passado, como é o recentíssimo caso das obras na loja Paularte, junta à Sé, onde se descobriu uma das antigas portas da cidade.
Façam-se as obras, conciliem-se interesses, que não há cultura sem progresso, nem progresso sem cultura.
Eu ainda tenho esperança que nasça, naquele local, uma zona arqueológica que enquadre a Fonte do Ídolo e o excelente Palácio do Raio. Não é uma boa ideia?

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?