sábado, setembro 27, 2008

 

Blogosfera Bracarense - 2


Este genuíno caudal de intervenção, de que falava a propósito da blogosfera da nossa urbe, apresenta, ainda assim, algumas fragilidades.
Às vezes, encontramos por aqui desabafos e gritos de cidadania que não são ainda mais justos porque não os acompanha adequada fundamentação; às vezes, deparamos com um estilo argumentativo que, com frequência, desliza para o insulto pessoal contraproducente, e sempre injusto; às vezes, reparamos numa linguagem obscena e carroceira que em nada edifica quem escreve e quem lê.
Dir-se-á que os blogues são escritos a correr e lidos à pressa; que a espontaneidade é amiga da verdade; que uma boa dose de pimenta motiva o debate necessário.
Eu, porém, interrogo-me se não chegou já o momento de os bloguistas do nosso meio se reunirem para estabelecerem, entre si, uma qualquer espécie de código de ética, um eventual compromisso de auto-regulação; acaso, um livro de estilo: que desincentive, entre os aderentes, a calúnia, a grosseria; e estimule o respeito pela língua, a participação de cidadania. Por exemplo.
Eu lanço, daqui, a minha sugestão. Querem reagir? A cidade de Braga merece o nosso melhor.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?