quinta-feira, setembro 11, 2008

 

Entre Os Rapazes


O Sr Bispo de Coimbra, Albino Cleto, foi ouvido pela Agência Lusa, a propósito de alegados maus tratos na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo.
O Sr Bispo desmente os factos apontados e defende o director da Obra, que diz estar "a exercer o serviço com um sacrifício horrível, porque não havia mais ninguém para gerir a Casa". Diz também o prelado que "se as pressões continuarem sobre a Casa do Gaiato, esta estará em risco de encerrar, pois não há padres".
Não me pronuncio acerca das razões da notícia, que suscitará, naturalmente, o esclarecimento do caso. Digo apenas que me impressionam as declarações do bispo, que dá a entender que serviços essenciais da Igreja podem encerrar por falta de padres. Então a Igreja é feita só de padres e têm-nos ensinado que "todos somos Igreja?". Será a direcção da Casa uma tarefa sacramental que só um padre pode exercer?
Não estará Alguém a negar os padres à Igreja para que esta perceba que os não "ordenados", mas igualmente consagrados, pelo baptismo, assumam a parte da liderança que lhes cabe?
Julgo até que seria uma homenagem ao Pai Américo que um rapaz formado pela Casa do Gaiato pudesse gerir a Instituição. Não foi o fundador que proclamou que a Obra se fazia "Entre os Rapazes, Pelos Rapazes e Para os Rapazes?" - Cito de cor estes princípios. A ser assim, o mais certo é que, em todas estas décadas, pelo menos um "rapaz" tenha ficado apto para a administração.
Mas, por que não, também, a hipótese de colocar uma mulher a "mandar" nesse espaço de formação? Já que elas não podem ser sacerdotes e são tão solícitas e maternais, podia, ao menos uma, ser encontrada para se tornar a "mãe" da Casa. Se não, temos de perguntar, como perguntou um Papa no Concílio: em que canto da Igreja arrumais "essa metade da Humanidade?". Sua Santidade falava, naturalmente, das mulheres.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?