quinta-feira, novembro 20, 2008

 

A Barrela


"Hoje vens muito bonito". Foi assim que me saudou, em dia já distante, uma rapariga, ao ver-me entrar numa pastelaria de Braga, onde já se encontrava.
Eu baixei os olhos para contemplar a camisola de xadrez que vestira pela manhã e, de súbito, senti-me embaraçado, e com dificuldade de reerguer a cabeça, porque senti que aquela miúda atrevida não se referia à minha indumentária mas ao meu nariz encarnado e pingoso, também ao meu respirar soluçado de forte constipação.
Mas depois andei muito tempo a pensar se a escolha daquela ironia não estava a revelar um sentimento; e isso agradava-me.
Ontem, Manuela Ferreira Leite, admitiu que seria "preciso suspender a democracia por seis meses" para arrumar "a casa" nos sectores da Educação, da Saúde e da Justiça - por causa das "corporações" -, supostamente usando o músculo do Estado. A declaração causou escândalo e Manuela mandou dizer que falara com ironia.
Agora fico a pensar se a escolha desta ironia não indicia um pensamento; e isso preocupa-me.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?