domingo, novembro 23, 2008

 

Cristo Rei


Hoje a Igreja Católica celebra a solenidade de Cristo Rei, especialmente dedicada ao apostolado dos leigos. Como faço há já longos anos neste dia, fui à celebração da missa presidida pelo arcebispo na velha Sé de Braga, na qual, no passado, renovei, anualmente, o meu "mandato" de dirigente da JOC e da LOC.
Hoje, as coisas não se passam do mesmo modo: o dia já não é o da "Acção Católica", e a ideia do "mandato" eclesiástico para que os leigos exercessem "com autoridade" a sua acção temporal está ultrapassado já que se não "toma posse" na Sé.
Mas fica-me a impressão de que os leigos vêm perdendo terreno no seio da Igreja, ao contrário do que seria de supor nos tempos actuais e do que era a tradição da "Acção Católica", já praticamente desaparecida como estrutura comum de diversos organismos de leigos. E não estou só, nesta percepção: no fim da missa solene da Sé, alguém me dizia sentenciosamente - "a Igreja são os padres, e o resto é paisagem". Eu não sou tão pessimista, mas, de facto, não encontro actualmente aquele protagonismo e autonomia dos leigos na Igreja e na sociedade, o que é absolutamente estranho, pois não havendo "mandato" os baptizados deveriam até ser mais livres e responsáveis...

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?