quinta-feira, novembro 27, 2008

 

Temas de Braga -19


"Suspenda-se!"- Suspenda-se a avaliação dos professores, nas escolas; suspenda-se a democracia por seis meses, no país; suspendam-se as obras do novo túnel da Avenida da Liberdade, em Braga. Todas as oposições estão ocupadas, agora, não em propor-se fazer, mas em impor desfazer.
Dos temas nacionais já muito se tem falado, mas é preciso retomar os temas de Braga: o túnel da Avenida da liberdade, em frente ao Theatro Circo - a mais bela sala de espectáculos do país! -, vai poder prosseguir porque se pode associar o desenvolvimento com a valorização da história. E mais ainda, os privados vão dar uma ajuda porque até ganham, também, em ser razoáveis.
Há vestígios valiosíssimos no subsolo das imediações do Teatro Circo e isso vai tornar "a casa" ainda maior. Preserve-se tudo, valorize-se tudo, mostre-se tudo. Exponha-se no local o que seja possível. E avance o túnel. E venha a nova praça, belíssima, que suspender é desistir.
Mas os senhores arqueólogos da Universidade do Minho já se conformam em enterrar, de novo, um edifício romano do século I, para ser estudado no futuro. Isso é, também, uma forma de suspender. Não concordo. Estude-se a forma de afundar mais o túnel no local para que as ruínas fiquem expostas sobre ele. Por mim, em matérias de desenvolvimento e de memória histórica não sou homem de meias-tintas.
Mesquita Machado tem, agora e aqui, a oportunidade sublime de provar que merece ser o presidente de todos os bracarenses num último mandato. Saiba ele conciliar as razões do cimento com as do sedimento na nossa amada cidade de Braga.


Comentários:
grande, grande texto! temos o fernando de volta às grandes crónicas.
 

Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?