quinta-feira, dezembro 11, 2008

 

O Natal da Minha Biblioteca - 12


"Lisboa prepara neste momento a festa de Natal.
Grandes rebanhos de perus, enrabeirados de lama, espalham no macadame, as suas manchas movediças e escuras, de reflexos de aço, adornadas das florescências brancas e vermelhas dos moncos. Pessoas idóneas pastoreiam esses galináceos guiando-os a golpes de cana por entre as rodas dos trens e por entre as pernas dos viandantes. Na compra destes perus convém escolher os mais teimosos: à força de cana são esses os mais tenros.
Porcos gordos transitam igualmente pela via, mas em número inferior ao dos perus, de rabo torcido em saca-rolhas, focinho baixo, orelha caída sobre os olhos, meditabundos, resignados na profunda convicção filosófica de que, ou seja para já, ou seja para o Entrudo, o destino da espécie é acabar em postas, esfregadas a alho, acamadas na salgadeira.
(...) O "Diário de Notícias", que é o grande espelho da vida burguesa de Lisboa, traz hoje cerca de oitenta anúncios de brindes de Natal. Há-os nesta colecção de todas as espécies: jóias, bonecos, livros, cromolitografias inglesas, flores, perfumarias, faianças, charutos de Havana, etc. mas o que predomina é a comida. Todas as especialidades culinárias se anunciam em grandes doses: os paios de Castelo de Vide, os presuntos de Melgaço, os vinhos da Fuseta e de Borba, as arrufadas de Coimbra, os biscoitos de Oeiras, as queijadas de Sintra, a marmelada de Odivelas, os mexilhões de Aveiro, as frutas secas de Elvas e de Setúbal, o pão-de- de Margaride, o maçapão de Espanha, o caviar da Rússia, a mortadela de Itália, as "pralinés" e os "marrons glacés" de Paris, o salmão da Escócia, a "choucroute" da Alemanha, as enchovas da Suécia, o curaçau e os arenques da Holanda. Dir-se-ia que uma indigestão nacional se prepara e que o estômago de Lisboa vai rebentar de fartura amanhã".

(de "A Festa de Natal - A Festa das Crianças", de Ramalho Ortigão, 1836 - 1915 )

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?