terça-feira, dezembro 16, 2008

 

O Natal da Minha Biblioteca - 17


"Pois se comeres a sopa, conto-te... Foi o que disse a avó. E, porque a comi toda, até chorar por mais, e não deixei nada na tigela, e fui muito bonito para ser ainda mais gordo, sempre contou.

Contou que, noutros tempos (ainda os burros falavam!) lá por uma estrada fora iam andando três senhores. Cada qual o de mais teres, logo os vereis! - não eram pimpões nem soberbões. Trajavam de imperadores, com grandes mantos de pelúcia, cheios de anéis de pedras finas e de coroas à cabeça. Tinha cada um seu ceptro com que espertava a mula (pois iam escanchados), e na ponta de cada um daqueles pauzinhos de prata uma pomba poisava o pé leve, cortado no puro oiro.
Se te digo que em riqueza ninguém lhes passava a perna - pois só visto aquele asseio e tenteado ao pé pelo Sr Matos (que é um ourives dos primeiros) se podia dizer quanto valiam. Mas nem por terem tantos cabedais e aquelas honras todas (o seu dá-se a seu dono) aqueles grandes figuros eram toleirões. Não! Eles, que tanto podiam, e tinham baraço e cutelo, e às portas do palácio árvores de galho rijo para enforcar os salteadores; eles, que eram abaixo de Deus, e, assim podiam matar e ferir sem apelação nem agravo, e intimarem os pobres a porem para ali o seu dinheiro, a novidade e a horta das virgens (hein?!...), pelo contrário eram mansos, e tinham falas de mansos.
Nas noites frias de gelo em que os telhados voavam, se punham pingando as borralheiras e um vento forte sacudia as arcas do pão sem migalha, desciam os três reis de seus tronos, talhados na pedra mármore, e lá iam de rota batida... (...)

(Eu - "E depois? E depois?!"
A avó: - "Espera homem! Lá vamos...")

(...) Quando a avó se calou , fiquei escoroçoado:
- E o resto, avó, e o resto?...
- Acabou-se o que era doce e o que era mel derramou-se... - disse ela apanhando a tigela da sopa vazia".

(De "Os Reis Magos", de Vitorino Nemésio, 1901-1978)

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?