domingo, dezembro 21, 2008

 

O Natal da Minha Biblioteca - 22


"A função dele era ficar em frente ao supermercado, vestido com um pijama vermelho, e de barrete na cabeça. Como estava magrinho, foi necessário amarrarem-lhe duas almofadas na barriga. Pascoal sofria com o calor, suava o dia inteiro debaixo do sol, mas pela primeira vez ao fim de muitos anos, sentia-se feliz. Assim vestido, com um saco na mão, ele oferecia prendas às criancinhas (preservativos doados por uma organização não governamental sueca ao Ministério da Saúde) e convidava os pais a entrar na loja. "Sou o Pai Natal cambulador", explicou ao general.
Cambulador foi ofício em Angola até à primeira metade deste século: gente contratada para aliciar clientes à porta dos estabelecimentos comerciais. Cada dia Pascoal gostava mais daquele trabalho. As crianças corriam para ele de braços abertos. As mulheres riam-se, cúmplices, piscavam-lhe o olho (nunca nenhuma mulher lhe tinha sorrido); os homens cumprimentavam-no com deferência:
- Boa tarde, Pai Natal! Este ano como é que estamos de prendas?
O velho apreciava sobretudo o espanto dos meninos da rua. Faziam roda. Pediam muita licença para tocar no saco. Um, pequenino, fraquinho, segurou-lhe as calças:
- Paizinho Natal - implorou -, me dá um balão".

(De "A noite em que prenderam o Pai Natal", de José Eduardo Agualusa, 1960 -)

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?