sábado, janeiro 17, 2009

 

Flache da Semana - 2


A semana foi marcada pela polémica ateada pelo cardeal-patriarca de Lisboa que disse, informalmente, no fim de um colóquio às mulheres portuguesas: "pensem duas vezes antes de casar com um muçulmano, [pois vão] meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam".
O cardeal José Policarpo justificou as suas declarações que de resto foram entendidas e reiteradas por muitos, mas, ainda assim, as mesmas merecem crítica por meterem no mesmo saco todos os muçulmanos quando sabemos há imensas correntes dentro da fé maometana. Nesta religião não há o pensamento quase único que se verifica, por exemplo, na Igreja Católica, instituição esta muito hierarquizada e disciplinada. Assim, quando se fala da Igreja Católica, sabe-se do que se está a falar, mas o mesmo não acontece, penso eu, com os muçulmanos onde há muito mais religião para além das teocracias do Bin Laden, do Aiatolá Khamenei, do Hesbolat, do Hamas, etc.
Penso, assim, que é justificado o desconforto que sentiram os crentes pacíficos daquela fé.

Comentários:
Aqui está um post sensato.
Será que não deverias dizer Flashe e não Flache?
 

O dicinário "Houaiss da Língua Portuguesa", do Instituto António Houaiss de Lexicografia de Portugal, já regista "flache", como derivado etimologicamente do inglês "flashe".
 

Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?