sábado, fevereiro 07, 2009

 

Flache da Semana - 5


Causou algum espanto a proposta do Ministério da Educação, esta semana, de instituir uma bolsa de trabalho voluntário e gratuito de professores reformados nas escolas. Os sindicatos consideraram a sugestão "imoral" por "haver milhares de desempregados" e "ofensiva" para os muitos professores que anteciparam a sua reforma "em rotura com o sistema" sendo penalizados nas suas pensões.
Eu penso que a proposta do Ministério é interessante embora o timing pareça absurdo, pelo menos numa primeira observação. Porque o momento é de enorme crispação e descontentamento no sector e não se vê como possam os descontentes oferecer à Tutela que alegadamente os maltrata, os seus graciosos serviços.
Mas eu gosto da ideia de ser proporcionada aos ex-professores a continuidade da sua relação com as escolas. Sem tirar a ninguém o direito ao trabalho, mas permitindo este também aos aposentados que o desejarem e na modalidade que o desejarem. Porque eu entendo que este serviço pode ser fonte de realização pessoal e uma enorme mais-valia para o sistema de educação público. Acho também que uma aposentação inactiva e fechada é, a meu ver, uma penalização ainda mais drástica que a penalização de uma pequena parcela da reforma, quando esta continue digna e de montante razoável.
Oxalá que se encontrem condições ambientais para que todos os senhores professores possam continuar activos e felizes em prol da educação e da instrução.

Comentários:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 

João Pedro Mariana disse...
Isso significa ser penalizado na pensão por ir para a reforma mais cedo e continuar a trabalhar como se não se tivesse ido para a reforma?
Genial perversão das perversões...

7/Fev/2009 17:59:00
 

Então acha bem que eu, aposentada com quase menos cem euros, deva ir agora trabalhar de graça?
 

Mas esclareçam-me: não estamos a falar de uma bolsa de trabalho voluntária?
 

Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?