domingo, março 15, 2009

 

Flache da Semana - 10


Estão de parabéns a CGTP e, indirectamente, o PCP e o Bloco de Esquerda, que conseguiram juntar 200.000 pessoas numa manifestação, na sexta-feira passada em Lisboa, contra as políticas do governo PS.
Esta foi uma verdadeira manifestação unitária, uma vez que juntou, a uma só voz, duas causas diferentes, uma delas a dos espoliados do emprego e do salário, os precarizados do trabalho e da vida, os excluídos de todas as inclusões; a outra a dos detentores dos "direitos irreversíveis", nomeadamente a dos professores "do quadro"(efectivos).
Não imagino do que terão falado entre si, nas camionetas que os levaram à capital, os protagonistas destas duas causas. Mas seguramente não falam a mesma língua um desempregado a quem caducou o subsídio de desemprego e não vislumbra a mais ténue luz ao fundo do seu túnel; e um professor médio (com um emprego seguro para toda a vida e um salário de 2.500 euros) que diz lutar contra a avaliação da sua prestação profissional; contra a ideia das promoções por mérito e não só por antiguidade; e contra um modelo de gestão escolar que pretende mais eficiência e responsabilização.
Não há dúvida que a CGTP, o Bloco e o PCP estão de parabéns por mais esta manifestação e por esta quadratura do círculo (vicioso?), mas eu não acho nem um bocadinho que estejam a fazer um bom trabalho.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?