domingo, março 08, 2009

 

Notícias de Excepção...(!?)



Estou muito tranquilo porque sei, desde há muito, que a excepção, o disparate e o absurdo é que dão direito a notícia. Noticia-se o ter um homem mordido num cão, porque ter um cão mordido num homem não espanta ninguém. Assim, os factos estapafúrdios que nos chegam ao conhecimento só nos devem confortar porque são uma excepção que confirma a regra de sentido contrário.

Esta semana veio à baila o facto de um programa de jogos no computador magalhães ter erros de português. Um programa, que vai ser retirado de imediato, a confirmar que os milhentos conteúdos e possibilidades daquela excelente maquineta são uma grande coisa.

Também nos chegou uma notícia que diz que o arcebispo de Olinda e Recife, no Brasil, "excomungou" uns pais e uns médicos que, para salvar a vida de uma menina de nove anos, estuprada pelo padrasto e grávida de gémeos, procederam a um aborto legal.

Do primeiro caso, está tudo dito. Do segundo, do arcebispo já "excomungado" por todo o mundo, também não me suscita nem uma palavra, pois as suas desprezíveis declarações apenas me vêm concentrar na figura do seu antecessor naquela arquidiocese, Helder Câmara, o "Arcebispo Vermelho" - um santo adoptado pelos pobres e também "excomungado" pela ditadura militar -, com quem tive o raro privilégio de estar em Roma, em 1991, no centenário da Rerum Novarum.

É estranho mas, para mim, notícias são o contrário de notícias.

Na foto, estou de camisola verde ao lado direito do arcebispo.

Comentários:
Convém dizer que o arcebispo vermelho nasceu há cem anos, feitos no passado 7 de Fevereiro. Esta data merecia ser celebrada.
 

Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?