sábado, abril 04, 2009

 

Flache da Semana - 12


O G20 reuniu esta semana em Londres, diante da crise global, dos protestos da rua diversificados, de pressões várias e de esperanças difusas. A boa notícia é que já não são os oito países mais ricos a impor, sem mais, as suas leis, são agora as maiores economias que passam a ser tidas e ouvidas. Os mais pobres já contam, de certo modo, pois já se sentam na cimeira, por exemplo, a Indonésia, a Índia, o Brasil, a Argentina. E está a África, embora, para já, apenas, com o seu mais desenvolvido país, a África do Sul.
Os grandes começam a ceder, por medo, por estratégia, por necessidade. E houve quem deixasse a gravata em casa, para que não pudesse algum manifestante enforcá-lo com ela. Porque há muita fome, muito desespero; e a culpa há-de ser de alguém.
Das decisões da cimeira consta: o aumento dos fundos do FMI para apoiar os países membros; garantias e incentivos ao comércio internacional; maior supervisão dos sistemas financeiros; sanções para os paraísos fiscais que escondam informação; redefinição de regras mundiais de contabilidade. Tudo isto é, seguramente, muito pouco. E muitos morrerão de fome e de doença, e de frio, e de loucura, enquanto os senhores implementam as medidas. Depois, um dia, há-de haver nova Ordem. Que será, como sempre, só para alguns. E já não será para os que se foram.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?