sábado, abril 11, 2009
Flache da Semana - 14
A Procissão do Enterro do Senhor, aqui em Braga, está ainda mais grandiosa do que no passado. A olho nu, não vi ontem crise de fé no centro histórico da nossa cidade, de tão compenetradas que se apresentavam as milhares de pessoas que desfilavam e assistiam a tão piedosa manifestação.
O acontecimento, ainda que já muito repetido, desta vez marcou-me tanto que gostaria de o passar a tinta para mais tarde recordar. Mas não o faço porque não tenho palavras rigorosas para reportar o caso. Tive o impulso de chamar participantes e testemunhas, tanto às pessoas que caminhavam como às que estavam paradas. Mas talvez não sejam esses os termos certos porque até o jornal mais avisado da cidade, acerca da matéria, o Diário do Minho, nomeara reiteradamente de figurantes todos os que integraram, quarta-feira passada, a Procissão da Burrinha, nome popular do cortejo catequético "Vós Sereis o meu Povo".
Deste modo, de quem parecia peregrinar pelas ruas louvando e anunciando o seu Deus, disse o jornal católico que ia a representar um papel, a menos que a etimologia da latina palavra figurar seja mais benévola de sentido para os caminhantes da noite bracarense da passada quarta-feira.
Só aos sociólogos interessaria saber quem também ontem estava, apenas, a representar um papel na Procissão do Enterro; só a eles interessaria saber quem caminhava somente como figurão e quem assistia simplesmente como espectador. E entre os aparentemente activos e passivos, quem de facto participava. Porque Nosso Senhor tem outras contas e está muito acima dessas matemáticas.
Mas eu não sei com que palavras hei-de reportar o acontecimento. E por isso nada escrevo.
Comentários:
Página Inicial
Houve quem comentasse que o MM preferiu a sueca à procissão. Será que o RR ganha alguma coisa com isso?
Profunda reflexão, sim senhor, a deste texto.
Quanto ao excelentíssimo dinossauro
que prefere a sueca à procissão e o assume, esse está de parabéns porque não é hipócrita.
Enviar um comentário
Quanto ao excelentíssimo dinossauro
que prefere a sueca à procissão e o assume, esse está de parabéns porque não é hipócrita.
Página Inicial