domingo, maio 10, 2009

 

Flache da Semana -18


A crise actual é o resultado de "uma luta de classes dos ricos contra os pobres" e de uma "corrupção ao estilo americano", veio dizer, esta semana nas Conferências do Estoril, o premiado com o Nobel da Economia, em 2001, Joseph Stiglitz.
A notícia que recebo é do jornal Público, assinada por Sérgio Aníbal. Segundo este, o galardoado economista disse que o sector financeiro norte-americano, apoiado nas falhas de regulação e vendo "que havia dinheiro na base da pirâmide decidiu tirá-lo de lá e trazê-lo para o topo, visando especialmente os mais pobres de entre os pobres". A autoridade na matéria referia-se, como é bom de ver, àquele nicho de mercado de crédito chamado de subprime, que consistia em abrir os empréstimos aos mais pobres mas facturando a estes taxas altíssimas para cobrir, antecipadamente, eventuais falhas no cumprimento das mensalidades. Portanto, o raciocínio é simples: os ricos pagavam pouco, porque ofereciam mais garantias, os pobres esses eram esfolados antes que pudessem deixar de pagar, e, esfolados, não podiam pagar mas já tinham pago, ou pagavam ainda com os restantes bens penhorados.
Joseph Striglitz afirmou também, sem papas na língua, que "os bancos falharam muitos investimentos mas foram bons no investimento político, à espera de retornos e conseguiram-nos". Referia-se à realidade norte-americana mas estava a pôr o dedo na ferida da realidade portuguesa, numa semana em que os partidos políticos nacionais aprovaram um diploma que alarga de vinte mil euros para 1,2 milhões a entrada de dinheiro vivo nos partidos, sem que se fique a saber de onde ele vem.
O conceituado orador garantiu ainda que: "a doutrina de direita sobre a forma como funciona a economia de mercado falhou completamente. Aliás, para mim, [para ele] como economista, isso sempre foi apenas uma ideologia, não um produto de ciência económica".
Acho que não é preciso dizer mais nada...

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?