sábado, maio 02, 2009

 

Flache da Semana - 17


Alguém se lembra das reivindicações do Primeiro de Maio de ontem em Portugal? Quem souber que me informe porque as notícias que recebi resumem-se aos insultos e agressões que alguns militantes comunistas dirigiram, no evento da CGTP, ao ex-comunista Vital Moreira, agora candidato ao Parlamento Europeu pelo PS. Traidor, Cabrão, Filho da P. e Avô Cantigas, foram as palavras de ordem, não oficiais da manifestação, mais ouvidas e noticiadas, a revelarem uma cultura de base que se mantém ainda muito pujante no Partido Comunista.
Este lamentável acontecimento ocorre na mesma semana em que o secretário geral comunista é recebido cordialmente pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, em Braga, em que aquele elogiou, à saída da audiência, a acção social da Igreja.
Devo assinalar a aparente contradição entre a postura responsável e institucional de Jerónimo de Sousa e os seus anónimos seguidores dos insultos do 1º de Maio. Mas parece-me que o PCP se retrata muito bem nestas duas antagónicas atitudes. Quando o arcebispo dialoga com Jerónimo, aquele sabe muito bem o quanto este é fiável. Afinal, ambos os dignitários representam duas instituições a seu modo totalitárias, sem quaisquer perigo de surpresas. E isso não se verificaria, por exemplo, se o interlocutor do arcebispo fosse o Bloco de Esquerda.
Mas não me esqueço daquela notícia do Correio do Minho, em Maio de 2007, em que este jornal noticiava a audiência do arcebispo ao comunista sectário Adão Mendes, em vésperas de uma Greve Geral. Porque a entrevista tinha sido concedida com cordialidade, o periódico noticiava assim: "Arcebispo Apoia Greve Geral". Não apoiava, porque o não devia fazer, mas foi assim que saiu, de forma, penso eu, cobardemente manipulada por alguém.
Conclusão: o PCP até é credível e necessário como instituição do sistema democrático, mas que parece haver ali uma espécie de bipolaridade, lá isso parece.

Foto: com a devida vénia.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?