domingo, maio 17, 2009

 

Flache da Semana - 19


O que mais me tocou nesta semana foram os lamentos do Papa, no Médio Oriente, a propósito da debandada dos cristãos destas terras que são agora tão inóspitas para os seguidores de Jesus Cristo.
Dezenas de milhares de árabes cristãos terão saído de Israel e da Palestina desde 1948, ano da fundação do Estado de Israel; e por toda a região o êxodo ou decréscimo dos cristãos é muitíssimo acentuado.
Eu entendo as palavras do Papa - "tende a coragem de permanecer aqui" -, como um apelo à missão, e anoto a curiosidade: geralmente entende-se a palavra missão por "i-de"; mas o chefe da Igreja peregrinou até ali para dizer "permanecei".
Há um aspecto interessante nesta era da globalização: os povos e as pessoas movimentam-se com mais facilidade mas, aparentemente, fogem ainda mais uns dos outros. Por ali é assim. Por cá é ver só o que acontece a um bairro ou rua onde começam a habitar, em certo número, pessoas de outras origens ou etnias: os que lá moravam procuram outras residências; e a oportunidade de inclusão (de missão, para os cristãos?) perde-se mais uma vez.
Eu observo isto em alguns bairros/ruas de Braga e obtive um registo ainda mais impressivo quando, há uns tempos visitei o bairro de Alfama, em Lisboa. Aquelas ruas e casas mudaram radicalmente de utentes nos últimos trinta anos, agora habitadas por orientais e norte-africanos, também subsarianos e outros imigrantes; e esta globalização não se traduziu nem um pouco em aproximação intercultural.
Permanecei pois, eis a vossa missão de cidadãos...

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?