terça-feira, agosto 25, 2009

 

Falemos de Política


Eis que se foi o silly season, a época estúpida de férias em que nada acontece, ou se acontece acontece-o estupidamente; e eis-nos na rentrée política, social, económica, laboral, cultural e outras.
Durante este próximo mês falarei mais de política, por razões de calendário, mas também porque, para mim, e insisto mais uma vez, tudo tem dimensão política, tudo é do interesse da nossa cidade comum.
Ontem falava eu com pessoa que muito estimo sobre os conceitos esquerda/direita e a minha interlocutora, de filiação comunista, assegurava que não há quaisquer diferenças entre o Partido Socialista e o Partido Social Democrata. Essa é, de resto, a retórica pré-eleitoral tanto do PCP como do Bloco de Esquerda, uma retórica decerto perdoável em momento de disputa do voto, mas muito desonesta, intelectual e éticamente falando. Basta ver que, ainda o nosso diálogo não tinha terminado e, do canto da sala, já a televisão anunciava o veto do Presidente da República ao diploma sobre as uniões de facto, aprovado por PS, PCP e Bloco com a oposição dos dois partidos à direita do espectro político, PSD e CDS-PP. Aqui está mais um facto a desmentir os discursos inflamadamente garantistas de que PS e PSD são irmãos gémeos do mesmo óvulo. Hoje, mais do que nunca, se vê como a Presidência e os dois partidos à direita formam um trio político em confronto com os restantes três partidos da esquerda. Isto está à vista em muitos aspectos e só não vê quem não quer ou não pode...

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?