domingo, setembro 13, 2009

 

Sócrates versus Manuela



José Sócrates e Manuela Ferreira Leite enfrentaram-se ontem na televisão, no último dos dez debates da pré-campanha eleitoral.
Assim, faço, também, o meu balanço após estes dez retóricos duelos.
A minha primeira percepção é de que parece renascer, de algum modo, o interesse dos portugueses pela política. Verifico-o nos valores das audiências dos debates, reportado, em média, em mais de um milhão de espectadores; e noto-o na subtil e espontânea participação das ruas: as pessoas, e nomeadamente os jovens, falam agora mais de questões políticas, estando mais atentos e motivados.
A minha segunda percepção é de que o sistema partidário está muito fechado entre si, sendo muito difícil a entrada formal de novos valores; e também os chamados pequenos partidos (extra-parlamentares) não têm forma de crescer e de dar o seu contributo, pois lhes estão fechados os meios de comunicação social. Assim, aquele ânimo das ruas, dos cidadãos comuns, não é aproveitado no todo do seu melhor.
O debate de ontem entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates, mostrou a primeira com imensas fragilidades pessoais e políticas - aquilo era gafe sobre gafe -, e o segundo muito sólido e conhecedor dos dossiês da governação. Eu sempre fui um independente da área do socialismo democrático e não tenho quaisquer dúvidas: voto José Sócrates.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?