sábado, fevereiro 20, 2010

 

Os Livros Desta Minha Semana - 2


Nesta semana de Carnaval permiti-me ler dois livros 'heréticos', a saber: a Relíquia, de Eça; e Caim, de Saramago. O primeiro volume tinha-o eu na estante há décadas e era uma das poucas obras deste autor que ainda não me tinham tentado; o segundo chegou aqui a casa há poucos dias, oferecido por pessoa amiga.
Pareceu-me adequado ler estes dois livros de assentada, até por razões comparativas, dado tratarem ambos, a seu modo, com ironia e chacota, o tema judaico-cristão; e terem como autores duas das mais notórias referências da literatura nacional.
Resultado: a Relíquia é uma grande obra que interpela ainda, cento e muitos anos depois de ser escrito, este modesto católico; Caim, é um livro pobre e banal, sem rasgo e sem encanto.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?