domingo, maio 23, 2010

 

Da Arte de Feriar Pouco e Bem!


Reduzir ou transferir os feriados nacionais, civis e religiosos, de modo a aumentar a produtividade do país e combater a crise é um tema que volta agora à actualidade, com a proposta, nesse sentido, que as deputadas humanistas Teresa Venda e Maria de Rosário Carneiro esta semana levaram à Assembleia da República.
O projecto merece polémica, porque pretende eliminar o feriado da República, a 5 de Outubro, num ano em que se comemora o centenário desta revolução; e assim se manifestou já a associação República e Laicidade.
Eu concordo com a abolição do 5 de Outubro e do 1 de Dezembro, datas estas que me parecem poder ser muito bem representadas nos feriados do 25 de Abril, e do 10 de Junho. E isto será possível se, em lugar de os feriados serem entendidos como meros dias de descanso, cujo significado os mais jovens desconhecem; passarem a ser dias de mais investimento pedagógico e de comemorações de adequada dimensão nacional.
Quanto ao feriado do Carnaval, este não merece, a meu ver, dignidade nacional, sendo que podia muito bem ser adoptado como feriado municipal por aquelas cidades onde as tradições o justifiquem.
Na lista de feriados religiosos a redução poderia ser proporcional, sendo que também estes são de valor desigual e, uma vez consultada a Igreja, seriam possíveis as opções justas.
Abaixo os tabus e os saudosismos; acima os grandes valores e a memória histórica.

Comentários:
Gostei muito de ler a sua opinião e concordo em absoluto.

O Carnaval é muitas vezes esquecido na discussão - eu, pelo menos, nem me lembro que o Carnaval é feriado. Mas tem toda a razão, a dignidade nacional que ele goza não parece fazer grande sentido.

De resto, penso que seria interessante manter o 5 de Outubro, não só porque celebra a República que este ano faz 100 anos, mas porque me parece útil que os feriados, que devem ser poucos, estejam distribuídos ao longo do ano.

Já em relação aos feriados religiosos, lembro-me de três que não julgo merecedores de o serem, ainda que entenda a importância para os católicos: Corpo de Deus, Assunção de Maria e Imaculada Conceição.

Eliminava, portanto, quatro feriados mais o Carnaval. Termino renovando os meus parabéns por tão oportuna e interessante observação.
 

Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?