quinta-feira, junho 24, 2010

 

Lendo Saramago


Recomecei a ler Saramago pelo princípio, ou seja, pelo livro A Terra do Pecado, obra que o autor compôs aos vinte e cinco anos.
Também pela primeira vez li um livro desta extensão pelo ecrã do computador. Acho que já aceito este método, embora não deseje despedir-me do folhear tradicional.
E o que devo dizer do texto? Que é uma obra que revela já o muito talento do jovem Saramago, sendo embora composta com uma trama muito simples, mas eficiente na colocação do leitor dentro de um ambiente bucólico e familiar de uma quinta ribatejana rica de meados do século XX, e onde não faltam também episódios de sensualidade. Tudo à moda da época.
Nesta altura não impera ainda no olhar de Saramago a militância social, ao estilo de Ferreira de Castro, de Alves Redol ou Soeiro Pereira Gomes - para citar nomes da área que veio a ser a de Saramago -, nem de textos emblemáticos daqueles escritores, ditos neo-realistas, como sejam: A Lã e a Neve, Gaibéus ou Esteiros, respectivamente.
Mas A Terra do Pecado é um livro já muito bem escrito, de resto ainda na gramática convencional; com interlocuções escorreitas; com um vocabulário rico e variado; com descrições ambientais e psicológicas bem conseguidas, a rasgar, aqui e ali, frases de génio.
Fará este livro muito bem aos jovens que hoje têm vinte e cinco anos, sendo um incentivo a não desprezar. De todo.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?