sábado, janeiro 10, 2009

 

Flache da Semana - 1


A SIC levou ontem a debate o famigerado caso Esmeralda, dado que o tribunal decidiu entregar a guarda definitiva da menor ao pai biológico, depois de aquela ter vivido, durante sete anos, com o casal candidato à adopção.
Foi este um caso muito discutido, a gerar paixões desencontradas, desembocando num jogo em que só à menina parece estar vedado o direito à vitória.
No debate televisivo esteve um juiz, um neuropediatra e um psicólogo clínico, este de nome Luís Vilas-Boas, que é director do Refúgio Aboim Ascenção, instituição vocacionada para o apoio a crianças desprotegidas. Este senhor mostrou-se consternado, revoltado mesmo com a decisão do tribunal e revelou um envolvimento emocional, uma agitação e parcialidade com o caso que me pareceu uma atitude pouco profissional.
Eu já aqui me referi ao caso, em 26 de Setembro de 2007, e mantenho a mesma posição: se há pelo menos três pessoas candidatas a pais, que essa inflação paternal reverta a favor da criança. Entendam-se; que o pai de sangue, agora vencedor, estenda a mão ao outro casal e que este possa continuar a manter algum tipo de ligação à menina, para benefício desta.
Se todos os grandinhos tiverem juízo, a pequenina salvar-se-à dos traumas, disso tenho eu a esperança.

Comentários: Enviar um comentário



Página Inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?